Servidoras da Câmara Municipal participam de treinamento de produtos Interlegis

por Joezer Silva Barros última modificação 24/08/2016 23h54
Câmara Municipal do Oiapoque recebe produtos e treinamento do ILB/Programa Interlegis.

Nesta semana, durante os dias 22 a 26 de agosto de 2016, as servidoras da Câmara Municipal de Oiapoque - Amapá, Tamires Vieira e Alessandra Oleastre estão sendo treinadas para utilizarem o Portal Modelo de internet e o SAPL. O instrutor é o servidor Adalberto Alves de Oliveira da Coordenação de Planejamento e Fomento do ILB/Interlegis/Senado Federal.

O Portal Modelo é um produto pronto para uso que permite que a Casa Legislativa crie e publique o seu próprio conteúdo na internet de forma autônoma e sem a necessidade de contratar serviços especializados. A casa legislativa que utiliza o Portal Modelo e o mantém atualizado, além de estar de acordo com a Lei da Transparência e da Informação, também está de acordo com os padrões web exigidos para portais públicos.

Também aprenderão a utilizar o SAPL – Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, ferramenta esta que informatiza o Processamento de Leis da Casa.O SAPL simplifica a atividade do parlamentar e dos servidores, além de colaborar com a transparência da casa, pois permite que os cidadãos conheçam a produção legislativa dos parlamentares, acompanhem o processo legislativo e façam pesquisa à legislação municipal ou estadual. Ao final da oficina, tanto o Portal quanto o SAPL já estarão implantados e prontos para serem consultados pela comunidade local. Como toda a implantação, algum tempo será necessário para que todas as informações pertinentes ao legislativo local estejam disponíveis para consulta.   Vale lembrar que essas ferramentas disponibilizadas pelo Senado Federal não trazem nenhum custo financeiro para a Câmara Municipal. Com esta implantação, o Interlegis passa a contribuir com o fortalecimento da democracia, mesmo nos municípios mais longínquos deste nosso País.

Fonte: fragmentos de textos do Portal Interlegis.