SESSÃO SOLENE - 10 ANOS DE IMPLEMENTAÇÃO DA UNIFAP CAMPUS BINACIONAL: Reflexões de um passado do presente e do futuro.
SESSÃO SOLENE - 10 ANOS DE IMPLEMENTAÇÃO DA UNIFAP CAMPUS BINACIONAL: Reflexões de um passado do presente e do futuro.
Na noite desta quinta-feira (30/11), aconteceu na Câmara Municipal a Sessão Solene em comemoração aos 10 ANOS DO CAMPUS BINACIONAL de Oiapoque.
A sessão é de autoria do Vereador Ueslei Teles haja vista a importância da Universidade para população de Oiapoque.
"Essa celebração destaca não apenas uma década de existência do Campus Binacional, mas também o papel crucial que vem sendo desempenhado pela instituição na transformação de vidas de muitas pessoas. Como Vereador e também Presidente, destaco a importância na parceria criada entre o Poder Legislativo e a Universidade." - Ueslei Teles.
A Sessão foi presidida pelo Presidente em Exercício - José Nazareno (Lobão), que reiterou a importância da trajetória do Campus Binacional em Oiapoque, refletindo o comprometimento da UNIFAP com sua missão social.
COMPOSIÇÃO DA MESA:
VEREADORES:
Vice-Presidente - José Nazareno (Lobão), Guido Mecânico Dr. Yuri Alesi
Lilia Karipuna, Noel Henrique e Ricado Cowboy.
DOCENTES/Unifap:
Otávio Landim - Diretor do Campus Binacional
Eduardo Margarit - Docente
TÉCNICO/Unifap:
Thiago Vieira Araújo - Técnico Administrativo.
Também estavam presentes os representantes da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Corpo de Bombeiros Militar.
BREVE HISTÓRICO DE IMPLANTAÇÃO DO CAMPUS:
Em 1996, iniciou-se uma discussão estratégica com o governo estadual e as prefeituras municipais sobre a interiorização da universidade, visando proporcionar cursos de graduação às comunidades do interior.
Em 2007, com implementação, do Campus Norte, foi criado o 1° curso de Licenciatura Intercultural Indígena. Programa pioneiro com o objetivo formar professores para as escolas indígenas.
No ano de 2011 teve início na construção de novos edifícios.O esforço para promover o acesso à educação superior no interior do Amapá foi consolidado em 2013, quando o Campus Norte foi transformado em Campus BINACIONAL- Resolução Nº 01/2013 do CONSU/UNIFAP. Tendo como 1° Diretor Geral - Paulo Roberto Miranda. (Técnico em Assuntos Educacionais).
Essa transição para o status "binacional" fortaleceu a presença da UNIFAP nas fronteiras. No mesmo ano, sete novos cursos foram criados (Letras-Francês, História, Geografia, Pedagogia, Ciências Biológicas, Direito e Enfermagem). A primeira turma teve início em 2014, marcando um momento significativo na oferta de oportunidades para comunidade.
Em (27/04/2015), o Professor Eduardo Margarit (Docente em Geografia), assumiu como 2º Diretor do Campus e iniciou uma reestruturação administrativa.
Atualmente, o Professor Francisco Otavio Landim Neto (Docente em Geografia), é o Diretor geral, realizando significativas reestruturações e conquistas. O campus está em expansão, são aproximadamente (mil alunos, cem professores e quarenta técnicos).
Os 10 anos do Campus Binacional em Oiapoque representam não apenas uma celebração do passado e presente, mas também um olhar para o futuro!
Que esse seja apenas o começo de uma jornada contínua de crescimento e prosperidade para Oiapoque!
#Unifap
#CampusBinacionalDeOiapoque
#Educação
#PoderLegislativo